HOMEEnglish
Actividades Periódicas
Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia

Este fórum pretende ser um espaço de reflexão teórica e de debate sobre a Amazónia, tomada em sentido lacto, quer no aspecto geográfico, histórico e antropológico, nos seus vários desdobramentos.

Partindo do eixo de análise estrutural do CHAM, que é a questão da Fronteira, nas suas múltiplas acepções físicas ou culturais, o SEPA — Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia terá a contribuição de vários investigadores e docentes de instituições nacionais e internacionais, que têm a Amazónia – e o antigo Estado do Grão-Pará e Maranhão – como tema de pesquisa.

Serão realizados, com caracter regular, conferências individuais e mesas-redondas, bem como exposições temáticas e outras iniciativas culturais como saraus musicais ou de leitura comentada, entre outros.


Ao mesmo tempo que se convidarão a participar investigadores já consagrados, dar-se-á lugar à apresentação de pesquisas em curso por estudantes de pós-graduação, com o sentido de alargar a discussão às mais recentes e inovadoras perpectivas de estudo, quer teóricas, quer de fontes.


Em estreita ligação com instituições universitárias, principalmente brasileiras e espanholas, o Seminário está aberto a pesquisadores e estudantes dos vários níveis de ensino, bem como a todo o público interessado, quer para assistirem às sessões, quer para proporem intervenções que se integrem no âmbito proposto.





Comissao Organizadora



Actividades

Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia

13-02-2020

10h30 | Colégio Almada Negreiros (CAN), Sala SE1

Conferência «Sertão, Roça, Ultramar. As drogas do sertão amazónico no mundo moderno» por Rafael Chambouleyron (UFPA) e Frederik Matos (IFPA)

Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia

11-11-2019

18h00-20h00 | Colégio Almada Negreiros (CAN), Sala SE1

Conferência «Fé, Justiça e Liberdade: o Tribunal da Junta das Missões e o governo dos índios na Amazônia portuguesa (século XVIII)» por André Luís Bezerra Ferreira (Universidade Federal do Pará)


Conferência «Diálogos entre Historiadores, Documentos e Identidades: reinterpretar a presença indígena na História do Brasil» por Ângela Domingues (Centro de História — FLUL; CHAM)

Moderação: Maria Adelina Amorim (CHAM)

Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia

03-10-2019

10h30-12h00 | Colégio Almada Negreiros (CAN), Sala 217

Conferência «História e Cultura no Alto Xingu» por Adelino Mendes, Antropólogo Doutorando (HCTE- UFRJ)

Moderação: Maria Adelina Amorim (CHAM)

Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia

27-09-2019

17h00 | NOVA FCSH — Torre A, Auditório 00

Guerras do Brasil: Povos Indígenas, Amazónia e os embates do século XXI

O activista, jornalista, cineasta e académico Felipe Milanez apresentará documentário «Guerras da Conquista» (2019 – 26’), primeiro capítulo da série documental «Guerras do Brasil.doc», lançada pela Netflix Brasil. Milanez é autor do roteiro do documentário, em conjunto com Luiz Bolognesi.

Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia

03-07-2019

10h30 | NOVA FCSH — Torre A, Sala TA 05

Conferência «CROMOFOBIA: A Genética da Cor e a História da Arte na Amazônia (séculos XIX e XX» por Aldrin Figueiredo (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia

07-06-2019

10h30-13h00 | NOVA FCSH — B2, Sala 43

Conferência «“Aleivosos e rebeldes”: lideranças Indígenas no Rio Negro, Século XVIII» por Patrícia Melo, UFAM-Universidade Federal da Amazónia

Conferência «Contrabando e relações transfronteiriças na Amazônia luso-espanhola (c.1770-c.1790)» por Carlos Augusto Bastos, UFPA-Universidade Federal do Pará

Conferência «A Guerra dos Sete Anos na Amazônia (1756-1763): os Habitantes das Fronteiras e a Defesa dos Impérios» por Pablo Ibáñez Bonillo, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa

Moderação de Maria Adelina Amorim, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa