HOMEEnglish
Investigador
Catarina Miranda

Investigador Integrado

Doutorando


catarinamiranda@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação:
A Antiguidade e a sua Recepção

Áreas de Investigação:
História cultural
História da arte

ORCID: 0000-0002-7945-8297


Catarina Miranda é doutoranda em História Antiga na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). A investigação que se encontra a desenvolver centra-se no conceito e práticas de criatividade em arte do período Helenístico.

Recebeu em 2020 o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para a realização dessa pesquisa, no âmbito das bolsas de investigação de doutoramento.

Em 2015, formou-se em História na mesma instituição, sendo premiada pela faculdade como uma das melhores graduadas desse ano, assim como a melhor graduada pelo curso de História. Seguiu para mestrado em Egiptologia, também na FCSH-UNL, realizando uma dissertação sobre a interacção entre as tradições artísticas grega e egípcia em estatuária ptolemaica.

É investigadora do CHAM - Centro de Humanidades, da mesma universidade, desde Abril de 2018, onde participa em várias actividades, desde a organização de eventos à contribuição para projectos de investigação. Também enquanto investigadora deste centro, comunica em conferências nacionais e internacionais, publicando as respectivas comunicaçáo em actas ou revistas científicas.

Coordenou e foi editora assistente da revista AEGYPTOLOGUS - Cadernos de Divulgação Científica, uma revista criada em 2017 pelo Doutor Ronaldo G. Gurgel Pereira com o intuito de divulgar a produção científica dos estudantes de graduação e pós-graduação de Egiptologia dos países de língua portuguesa.

Leccionou em 2018, juntamente com Jessica Santos e Marcus Carvalho Pinto, um curso livre de introdução à escrita hieroglífica na FCSH-UNL, tendo também leccionado sessões no mestrado em Egiptologia e na licenciatura em História, nomeadamente na unidade curricular de História do Antigo Egipto.

Tem conhecimento de Grego clássico e Egípcio médio (tanto a escrita hieroglífica como a hierática).



Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.