HOMEEnglish
Investigador
Daniel Melo

Investigador Integrado

Doutorado Contratado
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

daniel.melo@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação:
Leitura e formas de escrita

ORCID: 0000-0003-4573-3497


Daniel Melo é investigador integrado e coordenador do grupo de investigação «Leitura e formas da escrita» do CHAM.
Doutor em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL com a tese A leitura pública no Portugal contemporâneo, reconhecida com o Prémio de História Contemporânea Victor de Sá e publicada pela Imprensa de Ciências Sociais em 2004.

As suas áreas de pesquisa são as políticas culturais, história da leitura, do livro e da edição, práticas e representações socioculturais, educação popular, associativismo voluntário e migrações.

Foi membro da Direcção do Centro de História da Cultura (2010-15) e co-responsável do Seminário de Investigação em História da Leitura e da Edição na FCSH (2011-14).

Coordenou um projecto científico patrocinado pela Fundação Gulbenkian e pela NOVA centrado no tratamento, divulgação e estudo do acervo da editora Romano Torres (2012-14). Além dum livro de síntese do projecto (História e património da edição - a Romano Torres, CHAM e Húmus, 2015), foram produzidos textos sobre a editora, bibliografias, dicionário dos colaboradores e repertório de testemunhos, consultáveis na secção «Recursos»/«Documentação» deste site. Para acesso às bases de dados do arquivo histórico e do catálogo bibliográfico daquela editora centenária vd. «Recursos»/«Instrumentos de Trabalho».

Entre os seus últimos trabalhos constam o dossiê “Tertúlia «Um livro, uma revista, uma canção contra a Guerra Colonial»” (Cultura, II s., v.34, 2015) e os capítulos de livro “A cultura” (in História contemporânea de Portugal, 1808-2010, Lisboa, Objetiva, v.4, 2015) e "A censura salazarista e as colónias” (Rev. de Hist. da Sociedade e da Cultura, v.16, 2016).

Presentemente coordena um projecto de pesquisa sobre história do impresso, herança cultural e dinâmicas socioculturais no espaço atlântico, com o apoio da FCT.



Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.