Grupos de Investigação

HOMEEnglish
Arqueologia Moderna e da Expansão Portuguesa Apresentação

Desde 2006 que a área disciplinar de Arqueologia é desenvolvida no CHAM, cujo crescimento em número de projectos levou, em 2011, à criação de um grupo de investigação autónomo, que se destaca a nível da investigação e trabalho de campo, em contexto terrestre e marítimo.


O grupo implementa os objectivos do CHAM através do estudo, interpretação e valorização dos vestígios arqueológicos, com especial foco nos territórios, estruturas e materiais resultantes do processo da expansão portuguesa nos séculos XV a XIX, mas também analisando os seus reflexos e interacções em Portugal e na Europa, olhando para outras experiências internacionais numa perspectiva comparativa e complementar.


Algumas das principais áreas de investigação têm-se focado no estudo das fortificações e estabelecimentos portugueses entre os finais da Idade Média e a Idade Moderna, das paisagens marítimas, navios e navegação nos espaços portugueses dos séculos XVI a XIX, e na cultura material, comércio, produção e quotidiano na época moderna, sem ignorar os processos que a enquadram.


A equipa dá um enfoque particular à investigação aplicada, com o objectivo de continuamente desenvolver as suas áreas de especialidade e colocá-las ao serviço da comunidade científica e da sociedade civil. Presta-se igualmente atenção particular a questões como a salvaguarda, a conservação e a valorização do património arqueológico, bem como a promoção de investigação interdisciplinar em complementaridade com outros grupos de investigação. Seguindo as metodologias e abordagens próprias da arqueologia, o Grupo procura continuamente reforçar e desenvolver novas temáticas de trabalho no CHAM que acompanhem e estimulem o desenvolvimento da disciplina.

André Teixeira: Coordenador
José António Bettencourt: Vice-Coordenador
Rodrigo Banha da Silva: Representante na Comissão Permanente da Comissão Científica