HOMEEnglish

10-03-2021

Nota de pesar

Francisco Contente Domingues (1959-2021) era o mais importante historiador dos Descobrimentos e da História Marítima dos séculos XV e XVI. Autor competente e incontestado, era simultaneamente um professor dedicado e delicado, com uma paixão enorme pela Vida e pela História. Era avesso ao conflito, mas não se vergava.

Os seus estudos e os dos seus discípulos trouxeram novas luzes particularmente à História da náutica e da cartografia, temas em que era uma referência internacional, bem como nas questões gerais da expansão ultramarina de Quatrocentos e de Quinhentos. Era professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro emérito da Academia de Marinha, de que foi vice-presidente (2007-2015), dirigia cursos de mestrado e dedoutoramento na sua faculdade e em colaboração com a Escola Naval e era o presidente da comissão científica do projecto “História da Marinha Portuguesa”, em curso sob os auspícios da Academia de Marinha. Era investigador associado do CHAM, e um colaborador frequente e leal da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A sua vasta obra sempre se desdobrou entre estudos científicos, comissariado de exposições e trabalhos de divulgação que nos elucidavam e desafiavam fossem pelo texto escrito, fossem por conferências que nunca cansavam. Foi,aliás, um incansável inventor de projectos científicos e editoriais de sucesso até ontem.
Além da sua competência académica e do muito que nos ensinou, deixou-nos o exemplo de um ser humano humilde e afável que nunca se deixou abater pela doença e que nos deu um testemunho de coragem e de determinação.

A Universidade está hoje mais pobre, mas foi profusamente enriquecida pela sua passagem.

Obrigado Francisco.

João Paulo Oliveira e Costa