Actividades

HOMEEnglish
Notícias

21-05-2021

Sessão de Lançamento de Livro

Viagens à volta da mesa nas ilhas da Macaronésia: Itinerários turísticos do património gastronómico e vinícola, Duarte Nuno Chaves (coord.)

A Sessão de Lançamento tem lugar no dia 29 de Maio, pelas 16h30, no Museu Vivo do Fransciscanismo.
O livro será apresentado por Carlos G. Riley (UAc).

O livro agora publicado pela editora Letras Lavadas, com o apoio e financiamento da Direção Regional do Turismo do Governo Regional dos Açores e pelo CHAM – Centro de Humanidades, ocorre no seguimento da parceria mantida, desde 2011, pelo CHAM, com a Santa Casa da Misericórdia das Velas, S. Jorge, Açores. Como consequência desta cooperação institucional têm resultado vários encontros de investigadores e a edição de um conjunto de publicações sobre questões de identidade cultural, no espaço biogeográfico da Macaronésia. Em 2020/21 esta parceria foi alargada à colaboração científica do projeto TASTE – Taste Azores Sustainable Tourism Experiences, inserido no Centro Estudos de Economia Aplicada do Atlântico (CEEplA), tendo como abordagem de reflexão e estudo, o património gastronómico e vinícola açoriano, incluído na dinâmica arquipelágica da Macaronésia, constituinte intangível do património cultural insular e atlântico, e simultaneamente uma fonte de diferenciação e base de iniciativas de valorização da oferta turística dos seus destinos.
O imaginário histórico-cultural do mundo insular dos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, sustenta-se de práticas ancestrais, baseadas nas memórias da sua identidade coletiva. Os hábitos alimentares constituem um dos pilares dessas reminiscências, aliados, em muitos momentos, às práxis de subsistência e à criatividade das suas populações, condicionadas pela insularidade e a aspereza do território inóspito. A religiosidade tornou-se um fator unificador de sociabilização do insular, criando um conjunto de elementos identitários que ultrapassam o sagrado e transcendem o profano, alicerçando-se em experiências alimentares enquadradas nos diversos momentos do calendário cristão, dando origem a uma gastronomia, rica em saberes, sabores e história.
O resultado final desta publicação é a consequência da investigação de um conjunto de investigadores, que nos deram o prazer de partilhar as suas pesquisas ao longo das ilhas deste espaço arquipelágico.


Convite(.pdf)