Projectos

HOMEEnglish
Estudio de Materiales Arqueológicos de la intervención de las Murallas Reales (Ceuta) Descrição

Há cerca de uma década que se vem investigando o complexo patrimonial das Muralhas Reais de Ceuta, uma sucessão de dispositivos defensivos sobrepostos, desde a Antiguidade à Idade Moderna. Em 2012 realizou-se uma vasta campanha arqueológica, com o objectivo de escavar todo o enchimento de terras existentes entre a muralha islâmica e a portuguesa, na zona onde se havia já detectado a porta califal. O CHAM integrou este projecto no âmbito da investigação desencadeada por estas intervenções arqueológicas, nomeadamente no estudo dos materiais de época portuguesa.

Objectivos

Tratamento, inventário, estudo, conservação parcial e publicação dos materiais arqueológicos recolhidos durante a intervenção arqueológica nas Muralhas Reais pertencentes ao período de ocupação portuguesa da cidade, incluindo cerâmica, vidro, osso, madeira, couro e metal. Almeja-se uma melhor compreensão da ocupação portuguesa desta cidade, bem como da cultura material da região em torno do Estreito de Gibraltar nos séculos XV e XVI.

Este trabalho será acompanhado de actividades de divulgação junto da comunidade, como conferências e oficinas de arqueologia.

Início: 2013

Duração: 13 meses

Investigador Principal: André Teixeira (CHAM)


Instituições
Entidade(s) Financiadora(s)
- Consejeria de Educacion, Cultura y Mujer

Unidade de Investigação Promotora
- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

Unidade de Investigação Principal
- Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa | Universidade dos Açores

Apoios
- Jomasa