Projectos

HOMEEnglish
Programa Museológico para a Casa das Memórias Descrição

Instalado no seiscentista Convento de S. António, a Casa das Memórias é um pólo expositivo que pretende salvaguardar a memória do antigo convento e o seu percurso até á actualidade. Inaugurada em junho de 2013, a Casa das Memórias está instalada na antiga adega conventual e faz parte da actual Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, localizada na cidade de Lagoa, ilha de S. Miguel, Açores. 

Objectivos

O convento de S. António de Lagoa é um imóvel de carácter religioso, que foi fundado na década de 1640 e reconstruído em meados do século XVIII. Ao longo deste período, aqui viveu uma comunidade de Frades composta por cerca de 20 franciscanos. Na primeira metade do século XIX passou para a tutela do Estado e hoje é espólio da Câmara Municipal de Lagoa, acolhendo a Biblioteca Municipal desde concelho açoriano.
A Casa das memórias pretende resgatar a memória deste espaço e, com este fim, o discurso museológico encontra-se representado em duas Salas distintas: a primeira corresponde ao Tempo Longo, que atravessa os séculos de vida do Convento; a segunda Sala representa o Tempo Curto, que traça aspectos do quotidiano da vida conventual.

Início: 2012

Duração: 24 meses

Investigador Principal: Susana Goulart Costa (CHAM)


Instituições
Entidade(s) Financiadora(s)
- Câmara Municipal de Lagoa

Unidade de Investigação Promotora
- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa

Unidade de Investigação Principal
- Centro de História d'Aquém e d'Além-Mar / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa | Universidade dos Açores