Projectos

HOMEEnglish
Q.Theatre - Theatrical Recreations of Don Quixote in Europe Descrição

O projecto Q.THEATRE, cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, reúne durante dois anos (2017-2019) seis universidades e uma fundação de teatro europeias com a intenção de criar uma rede que promova, estude e relacione as recriações do Quixote no teatro. O livro de Miguel de Cervantes tem sido representado, com uma extraordinária frequência, no teatro europeu, desde o século XVII até aos nossos dias, tendo-se convertido num ícone cultural na Europa. O projecto Q.THEATRE realizará o rastreio, localização, análise e divulgação de obras teatrais quixotescas europeias. Também promoverá a colaboração, assessoria e apoio técnico de grupos teatrais amadores ou profissionais para a realização de espectáculos inspirados nesta obra cervantina. Combinando o estudo com a prática, Q.THEATRE pretende pôr de relevo a continuada presença do Quixote nos palcos de toda a Europa, e assim compreender melhor o seu papel na configuração da nossa cultura.

Objectivos

Encorajar a circulação da literatura europeia através da tradução e edição de peças e obras dramáticas, assegurando a sua total disponibilidade.

Apoiar a ligação entre criadores culturais além-fronteiras, facilitando o diálogo entre eles e promovendo a criação de novas redes de contacto.

Estimular o interesse do público por peças baseadas ou inspiradas no Quixote, incentivando assim a aproximação à obra enquanto repositório de valores culturais europeus.

Servir como elo entre dramaturgos, grupos de teatro e o público em geral, facilitando o acesso a peças de teatro europeias baseadas no livro, tenham elas sido publicadas previamente ou não.

Promover a criação e representação de produções teatrais e sua disseminação tanto entre o público já interessado e familiarizado com a história e o livro como entre novos públicos.

Prestar aconselhamento a agentes criativos no ramo do teatro e artes performativas, orientando-os nas abordagens dramáticas ao Quixote através do fornecimento de documentação e informação contextual sobre recriações da obra cervantina para teatro.

Prestar aconselhamento a agentes criativos no ramo do teatro quanto ao uso de meios digitais a fim de melhor divulgar e disseminar o seu trabalho perante um público mais amplo.

 

Início: 2017

Duração: 24 meses

Investigador Principal: Maria Fernanda de Abreu (CHAM)


Instituições
Entidade(s) Financiadora(s)
- Programa Europa Criativa — Sub-Programa Cultura

Instituição Coordenadora
- Universidad de Oviedo

Parcerias
- CHAM — Centro de Humanidades / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa | Universidade dos Açores
- Fondazione Teatro Piemonte Europa
- Università degli Studi di Firenze
- Università degli Studi di Torino
- Université Jean Monnet
- University of Sussex


Ligações