Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Seminário Permanente «Leitura e formas de escrita»

25-09-2020


10h00 | NOVA FCSH - Torre B, Sala T4 (online)

Conferência «A ofensa aos brasileiros num jornal francês publicado no Rio de Janeiro em 1828 e uma gravura de Debret» por Isabel Lustosa (Fundação Casa Rui de Barbosa)



Um artigo publicado em 1828 no jornal francês L´Écho de l´Amérique du Sud, editado no Rio de Janeiro, causou polémica. O texto descrevia os hábitos de uma família da elite brasileira antes da entrada intensiva de estrangeiros no Brasil. Jornais brasileiros responderam ao que consideravam ofensa de um estrangeiro ao país que o acolhera. Naquele jornal e ao mesmo tempo, Debret publicava textos defendendo o seu projecto para a Academia de Belas Artes. Nesta conferência estabelecem-se algumas conexões entre uma das gravuras publicadas posteriormente por Debret em França e o texto que provocou controvérsia.

 

Isabel Lustosa, autora de diversos livros e artigos sobre a história política e cultural brasileira, é doutorada em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (actual IESP-UERJ) e sócia titular do Instituto Histórico-Geográfico Brasileiro. Foi investigadora da Fundação Casa Rui Barbosa por 30 anos. Ocupou a Cátedra Simon Bolívar, na Universidade Paris 3 e a Cátedra Sérgio Buarque de Holanda na Maison des Sciences de l´Homme, actuando como professora visitante da Universidade de Rennes-2. Actualmente é bolseira professora visitante sénior da CAPES na Universidade NOVA de Lisboa.



Coordenação: Daniel Melo e Patrícia Santos Hansen
Organização: Grupo de Investigação «Leitura e formas de escrita»
Parceria : Grupo de Investigação «Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos»





Comissao Organizadora



Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc




Cartaz | Poster(.pdf)

Abstract(.pdf)

Seminário Permanente «Leitura e formas de escrita» (Web)