Recursos

HOMEEnglish
Documentação

Documentação histórica sobre as relações entre Portugal e Marrocos

A pesquisa, inventário, estudo e divulgação da documentação histórica referente à história da presença portuguesa na região meridional de Marrocos foi uma das premissas essenciais de um dos projectos de investigação do CHAM. Nesta área reúne-se a base de dados de toda a documentação consultada, um inventário dos espécimes cartográficos e iconográficos disponíveis, publicam-se fontes históricas inéditas e disponibiliza-se em formato digital a importante colecção Les Sources Inédites de l’Histoire du Maroc

Glossário Toponímico da Antiga Historiografia Portuguesa Ultramarina

No âmbito do projecto da Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa, procedeu-se ao levantamento dos topónimos do Oriente existentes nos 4 volumes do Glossário Toponímico da Antiga Historiografia Portuguesa Ultramarina, da autoria do Visconde Lagoa, onde se identificam reinos, províncias, distritos, cidades, portos, vilas, aldeias, lugares, serras, mares, rios, lagos e baías designados em impressos e manuscritos da antiga historiografia portuguesa ultramarina com nomes distintos dos actuais. Com esta iniciativa procura-se garantir o livre acesso a uma adaptação desta publicação.

Revista Penélope

Reúnem-se neste site os 31 números da revista Penélope, cuja primeira série de publicação se iniciou em 1988 e se concluiu em 2004/2007.Através desta iniciativa, apoiada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e pelo Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, procura-se garantir o acesso a uma publicação que durante cerca de duas décadas foi um marco incontornável na historiografia portuguesa e ibero-atlântica.

Genealogias dos Vice-Reis e Governadores

As Genealogias dos Vice-Reis e Governadores do Estado Português da Índia no século XVI são parte integrante de um projecto mais vasto desenvolvido pelo CHAM, em parceria com o Departamento de Ciências Humanas do Instituto de Investigação Científica Tropical, que pretende estudar a origem e o estatuto dos principais oficiais que actuaram no Estado Português da Índia durante o século XVI.

Oficiais do Estado da Índia (temporariamente indisponível)

O projecto A Nobreza e o Estado da Índia no século XVI visa essencialmente, estudar o estatuto e o percurso dos nobres e oficiais que contribuíram activamente para a construção do Estado Português da Índia. A concretização deste projecto beseia-se na criação e desenvolvimento da Base de Dados dos Nobres e Oficiais do Estado da Índia no século XVI. As informações nela contida são provenientes da leitura e análise de diversas colectâneas documentais e de estudos da especialidade.

Pensando Goa - Letras, Artes & Ciências Humanas

O website Pensando Goa - Letras, Artes & Ciências Humanas é resultado da iniciativa de um conjunto de pesquisadores, oriundos de instituições localizadas em vários países, que compõem o grupo DAYAJ GOA. Sua finalidade é divulgar trabalhos académicos sobre Goa, assim como documentos, textos literários e trabalhos artísticos, contemplando as áreas de Letras, Artes e Ciências Humanas, com o intuito de constituir um vasto repertório interdisciplinar de reflexão sobre aquela antiga colónia portuguesa, presentemente o Estado mais pequeno da União Indiana. Está alocado no LIA (Laboratório de Interlocuções com a Ásia) e associado ao CELP (Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa), ambos da FFLCH-USP, e ao projecto temático Pensando Goa – uma peculiar biblioteca de língua portuguesa, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (proc. 2014/15657-8).

Série de artigos sobre a história da editora Romano Torres

Estes artigos breves são um contributo para a história da edição portuguesa, abarcando temas tão diversos como a censura a livros ou a descoberta duma nova ilustração de Almada Negreiros no acervo da Romano Torres. Desta série, disponível na íntegra no website Romano Torres, destacamos os seguintes textos: - «As misteriosas capas da colecção "Grandes Mistérios, Grandes Aventuras"»; - «Antigo colaborador da Romano Torres reedita livro sobre Eusébio»; - «Quando Pinóquio e Sinbad eram censurados»; - «Apreenderam o livro errado!»; - «A descoberta duma nova ilustração de Almada».